Páginas

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Geração Esperança

“Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite” Sl 1:1-2.

Os versos acima mostram como ser Geração Esperança e também a seqüência da apostasia, ou seja, uma geração descomprometida com a esperança da breve volta de Jesus. Perceba que o texto usa três verbos, andar, deter e assentar; estas ações são consecutivas, e ao mesmo tempo com maior nível de envolvimento.

Quem anda no conselho dos ímpios – segue.


Quem se detém no caminho dos pecadores – imita.

Quem se assenta na roda dos escarnecedores – se torna um deles.

Os ardis no inimigo são sutis e imperceptíveis, por isso o conselho do salmo – meditar na Lei do Senhor de dia e de noite. Entenda a Lei como proteção e não como proibição. Meditar na Lei é se envolver na comunhão com Cristo para vencer as ciladas mundanas (aparentemente atrativas) de Satanás. A lei segundo Salomão vai aumentar os dias e acrescentará anos de vida e paz (Pv 3:1-2).

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

A Igreja, um Exército


A igreja de Cristo bem pode ser comparada a um exército. A vida de todo soldado é de labuta, dificuldade e perigo. Por todos os lados há inimigos vigilantes, dirigidos pelo príncipe das potestades das trevas, o qual jamais tosqueneja nem abandona seu posto. Sempre que um cristão esteja desapercebido, este poderoso adversário faz um súbito e violento ataque. A menos que os membros da igreja estejam ativos e vigilantes, serão vencidos pelos seus ardis. Que seria se metade dos soldados de um exército estivessem ociosos ou adormecidos quando tivessem ordem de estar a postos? O resultado seria derrota, cativeiro ou morte. Se algum deles escapasse das mãos do inimigo, seria ele considerado digno de recompensa? Não; bem depressa receberia a sentença de morte. E se a igreja de Cristo é descuidosa e infiel, acham-se envolvidas conseqüências muito mais importantes. Um exército de soldados cristãos adormecidos - que poderia ser mais terrível? Que avanço poderia ser feito contra o mundo, que está sob domínio do príncipe das trevas? Os que, no dia da batalha, se põem indiferentemente na retaguarda, como se não tivessem interesse nem sentissem responsabilidade quanto ao resultado da luta, melhor seria que mudassem de atitude, ou deixassem imediatamente as fileiras.

Ellen G White, Testimonies, vol. 5, pág. 394.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

As Preocupações da Vida

O dicionário define ansiedade como um estado emocional angustiante que pode ser acompanhado de alterações somáticas (cardíacas, respiratórias, etc.), ansiedade também é definida como uma preocupação excessiva. Pelo que consta, em nossos dias é difícil encontrar alguém que não tenha tal sentimento. As pessoas vivem o hoje pensando no amanhã antecipando os dias, e em alguns casos sofrendo sem precisão.

No livro de Mateus Jesus faz um alerta sobre as preocupações da vida (Mt 6:25-34). O verso 34 é enfático “Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal.” O fato é que se o homem vive o presente pensando no futuro ele sempre estará em falta com o passado, pois se o dia de hoje não for bem vivido quando chegar o amanhã às pendências de ontem atrapalharão o dia de hoje, e assim sucessivamente.

A Bíblia diz mais sobre isto:


  • Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. Fp 4:6

  • Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido. Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês. 1Pe 5:6-7

  • Na tua presença, Senhor, estão os meus desejos todos, e a minha ansiedade não te é oculta. Sl 38:9

  • Entregue suas preocupações ao Senhor, e ele o susterá; jamais permitirá que o justo venha a cair. Sl 55:22
"Senhor, Dai-me a coragem para mudar as coisas que podem ser mudadas a serenidade para aceitar as coisas que não podem ser mudadas, e a sabedoria para distinguir uma das outras" Oração dos AA.