Páginas

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Casar ou Não Casar - Eis a Questão


Texto de: Stephen Kanitz
Por que 50% dos casamentos resultarão em divórcio, causando enorme sofrimento e sequelas nos filhos menores? 
Vou usar para a discussão de hoje o diário de Charles Darwin, onde depois da viagem do Beagle ele percebe que está ficando para trás e decide fazer uma "contabilidade" dos prós e contra do casamento. 
Isto deixou muita gente chocada, da forma racional que Darwin colocou uma questão emocional e afetiva. 
Pior foram alguns dos prós e contras.
Prós.
Ter alguém na velhice. Alguém para cuidar da casa. Melhor do que ter um cachorro. 
Imaginem a ira das feministas, e com razão.
Não casar.
Liberdade, ausência de brigas, não ter que visitar parentes, não ter que cuidar dos filhos. 
Darwin ficou uns meses neste dilema e não casar quase venceu, mas lendo o seu diário nos meses seguintes finalmente ele decide e escreve Casar, casar, casar.
A reputação de Darwin nesta questão piora ainda mais, porque aí ele faz uma análise pró e contra de cada uma das pretendentes.
Decide finalmente por Emma, que felizmente nunca chegou a ler o diário de Darwin.
Embora isto pareça tipicamente inglês, frio e racional, eu vou mostrar um lado positivo desta forma de Darwin colocar o casamento que é a seguinte.
Darwin colocou a questão em duas etapas, e na ordem certa
PRIMEIRO ele decidiu se deveria casar ou não, e depois COM QUEM.
Minha tese aqui, é que jovens de hoje inverteram a questão.
Primeiro decidem COM QUEM, e depois decidem se devem casar ou não com aquela pessoa. 
Eu sei que muitos vão achar isto correto, e nem eu quero exagerar muito neste ponto. 
Mas o que achei interessante na ordem de Darwin, é que primeiro ele se comprometeu ao conceito, aos deveres e obrigações com a instituição do casamento. 
Supostamente, ele estava plenamente consciente da chatice do casamento antes de se casar, algo que muitos jovens não se conscientizam.
Tão apaixonados COM QUEM, eles esquecem de pensar no que é CASAR e se manter casado.
Casamento se torna a consequência da primeira escolha, COM QUEM e não a questão em si.
Em vez de COM QUEM ser consequência da decisão de MANTER UM CASAMENTO PARA SEMPRE.
A nova geração está totalmente preocupada COM QUEM e não com a instituição casamento. 
A indústria de cosméticos, roupas, revistas femininas e feministas, gastam 100% do seu espaço editorial COM QUEM, e quase nada com a dificuldade de SE MANTER UM CASAMENTO PARA SEMPRE.
A nova geração vai trocando os COM QUEM, de tempos em tempos, até chegar a uma idade de 36 anos, quando as mulheres percebem que têm que casar correndo se quiserem ter filhos, e nem pensam como Darwin na questão CASAR OU NÃO CASAR.
O imperativo biológico fala mais alto.
Como disse, não quero exagerar neste ponto, sei que os diários de Darwin de fato são chocantes, mas eu só queria trazer um ponto de vista diferente, não tão óbvio, que Darwin pelo menos pensou na ordem certa.
Você que é jovem deveria pensar muito mais na instituição CASAMENTO e no que ela significa.
Seu casamento será muito mais duradouro se você pensasse como Darwin, nas obrigações que ele gera, na perda de liberdade que ele implica, na chatice dos parentes que ele acarreta.
Em vez de pensar como escolher o COM QUEM o tempo todo.
Em vez da academia de musculação e do cabeleireiro aos sábados, conversar com um Pastor no domingo sobre casamento talvez seja a primeira opção para um casamento feliz. 
É triste que hoje somente a Igreja e Darwin pensam que decidir se casar é uma decisão séria.
Que precisa ser assumida e decidida firmemente ANTES de sair correndo pelo par perfeito.
É muito triste que somente nas revistas dominicais distribuídas gratuitamente nas portas das Igrejas é que você vê um editorial falando da necessidade de levar o CASAMENTO a sério.
Coincidência ou não, o casamento de Darwin durou 43 anos, e foi o único.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

10 Resultados da Ressurreição (John Piper)


1. Um salvador que nunca mais morrerá
“Sabemos que, havendo Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre.” (ROMANOS 6:9)
2. Arrependimento
“O Deus de nossos pais ressuscitou a Jesus, a quem vós ma
tastes, pendurando-o num madeiro. Deus, porém, com a sua destra, o exaltou a Príncipe e Salvador, a fim de conceder a Israel o arrependimento e a remissão de pecados.” (ATOS 5:30-31)
3. Novo nascimento
“Segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos” (1 PEDRO 1:3)
4. Perdão dos pecados
“Se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados.” (1 CORÍNTIOS 15:17)
5. O Espírito Santo
“A este Jesus Deus ressuscitou, do que todos nós somos testemunhas. Exaltado, pois, à destra de Deus, tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vedes e ouvis.” (ATOS 2:32-33)
6. Nenhuma condenação aos eleitos
“Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita.” (ROMANOS 8:34)
7. Proteção e companhia pessoal do Senhor
“E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.” (MATEUS 28:20)
8. Prova do julgamento vindouro
“Deus estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio de um varão que destinou e acreditou diante de todos, ressuscitando-o dentre os mortos.” (ATOS 17:31)
9. Salvação da futura ira de Deus
“Aguardamos dos céus o seu Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos, Jesus, que nos livra da ira vindoura.” (1 TESSALONICENSES 1:10; ROMANOS 5:10)
10. Nossa própria ressurreição dos mortos
“Sabemos que aquele que ressuscitou o Senhor Jesus também nos ressuscitará com Jesus e nos apresentará em sua presença.” (2 CORÍNTIOS 4:14; ROMANOS 6:4; 8:11; 1 CORÍNTIOS 6:14; 15:20)

segunda-feira, 9 de abril de 2012

O que é a Reforma de Saúde?

Não apenas a igreja, mas também o crente individualmente é um templo para a habitação do Espírito Santo, conforme lemos nas Escrituras: “Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado” (1Co 3:16-17). “Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo” (1Co 6:19-20). Aqui está um dos pressupostos bíblicos para a reforma de saúde, tendo em vista o cuidado do corpo e da mente. “Tenha-se em mente sempre que o grande objetivo da reforma de saúde é garantir o desenvolvimento mais elevado possível da mente, da alma e do corpo” (EGW, Conselhos Sobre o Regime Alimentar, pág.23). Sendo assim, os motivos da reforma de saúde não podem ser outros ao não ser desenvolver melhor a minha comunhão com Deus através de uma mente limpa e um corpo saudável.

Outro ponto importante a ser destacado é que a reforma deve ser de dentro pra fora. A reforma de saúde é a resposta a Deus de um coração convertido, e, nunca o meio pelo qual eu alcanço a salvação. Outra citação de Ellen White esclarece bem o assunto: “As circunstâncias não podem operar reformas. Cristianismo pressupõe uma reforma do coração. O que Cristo opera no interior será manifesto no exterior sob os ditames de um intelecto convertido. O plano de iniciar pelo exterior e procurar operar interiormente tem sempre falhado e falhará sempre. O plano de Deus para vós é começar na própria sede de todas as dificuldades - o coração - e então do coração hão de jorrar os princípios da justiça; a reforma será tanto externa como interna” (EGW, Conselhos Sobre o Regime Alimentar, pág. 35).

A mensagem da reforma de saúde tem que ver com a mensagem do terceiro anjo, assim o tema da reforma de saúde têm importância escatológica. “Em 10 de dezembro de 1871 foi-me mostrado novamente que a reforma de saúde é um ramo da grande obra que deve preparar um povo para a vinda do Senhor” (EGW, Conselhos Sobre o Regime Alimentar, pág.69).


 Para concluir a outro texto onde Ellen White estabelece o lugar da reforma de saúde neste contexto escatológico: “A reforma de saúde está intimamente relacionada com a mensagem do terceiro anjo, mas ela não é a mensagem. Nossos pregadores devem ensinar reforma de saúde, mas não devem fazer disto o tema predominante em lugar da mensagem. Seu lugar é entre aqueles assuntos que promovem a obra de preparação para enfrentar os acontecimentos previstos pela mensagem; entre esses ela é preeminente. Devemos sustentar toda reforma com zelo, mas devemos evitar a impressão de que somos vacilantes e sujeitos ao fanatismo” (EGW, Conselhos Sobre o Regime Alimentar, pág. 74).

domingo, 8 de abril de 2012

Sua Face


Contemplarão a sua face, e na sua fronte está o nome dele.

Então, ele disse: Rogo-te que me mostres a tua glória. E acrescentou: Não me poderás ver a face, porquanto homem nenhum verá a minha face e viverá.

Ninguém jamais viu a Deus; o Deus unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou.

Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até quantos o traspassaram. E todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Certamente. Amém!

Vê-lo-ei, mas não agora; contemplá-lo-ei, mas não de perto; uma estrela procederá de Jacó, de Israel subirá um cetro que ferirá as têmporas de Moabe e destruirá todos os filhos de Sete.

Porque eu sei que o meu Redentor vive e por fim se levantará sobre a terra. Depois, revestido este meu corpo da minha pele, em minha carne verei a Deus.

Eu, porém, na justiça contemplarei a tua face; quando acordar, eu me satisfarei com a tua semelhança. 
Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é. 

Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor. 
______________ 

1Rev 22:4; 2Exo 33:18,20; 3Joh 1:18; 4Rev 1:7; 5Num 24:17; 6Job 19:25,26; 7Psa 17:15; 81Jo 3:2; 91Th 4:16,17;