Páginas

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Modernidade


A cultura moderna expulsou Deus de sua consciência. O humanismo impera concreto. A mídia em geral ridiculariza o conteúdo religioso. A ascendência da ciência e da tecnologia criou um povo que presume que o mundo empírico dos objetos palpáveis é a única realidade. Talvez essas afirmações possam ser resumidas em uma única palavra: SECULARISMO. O conluiado da secularização é o relativismo, a convicção de que as verdades absolutas não existem; se a verdade existe, não pode ser conhecida. Nas universidades e na mídia, o único absoluto nestes dias é que não existem absolutos. Os valores morais foram pervertidos, pois não passam de uma concepção individual.

Somente em um mundo em que ter fé é difícil pode existir a fé. Uma definição de fé é a vontade de crer. Assim, a fé, na sua raiz mais profunda, é uma decisão da vontade. É uma escolha sem ter nas mãos as informações completas, do contrário seria conhecimento, e não fé. O conhecimento total, pleno é a ausência da fé. No evangelho de João a fé nunca é um substantivo; ela é sempre um verbo. Fé é ação; nunca apenas consentimento mental.

Toda a verdade é por definição exclusiva. Se a verdade não exclui, então não está fazendo nenhuma afirmação da verdade; somente se está expondo uma opinião. Toda asserção da verdade diz que algo contrário a ela é falso. A verdade exclui o seu oposto. Quando Jesus afirmou: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida;” implica em primeiro lugar, a verdade é absoluta e, em segundo lugar, que a verdade pode ser conhecida.

Ele mesmo disse: “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” No conceito hebraico conhecer é muito mais que reunir informações. É conhecimento experimental. É mais ou menos como andar de bicicleta. Não dá pra apreender assistindo a um vídeo ou lendo um livro; você precisa montar na bicicleta e sentir como é.

Seria perda de tempo ouvir isso ou aquilo sobre Deus e a religião, a única maneira de descobrir a verdade sobre Deus é manter uma experiência relacional com Ele. A confiança surge de um relacionamento real e sem reservas. O rei Davi declarou: “Provem, e vejam como o Senhor é bom”. Quanto mais você fizer isso mais você será fortalecido experimentalmente pela evidencia da fé. Essa é a idéia.

Nenhum comentário: