Páginas

domingo, 14 de dezembro de 2008

Tendência Herdada X Santificação

Alguns pensam que santificação é algo que o ser humano pode alcançar por sua conta e forças próprias, este é um pensamento equivocado arraigado no legalismo. Ao analisar a questão na ótica bíblica descobrimos que santificação não é algo que fazemos pra Deus e sim algo que Deus faz por nós. Veja este texto: “Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus” 1Co 1.18. Ou seja, santificação é a força concedida por Deus para nos livrar do poder do pecado que nos escraviza (cf Rm 6.6, 17 e 20). Não esqueça que embora Deus exija um padrão moral e obediência elevados, santificação é uma obra de Deus em nós. “Portanto, santificai-vos e sede santos, pois eu sou o SENHOR, vosso Deus. Guardai os meus estatutos e cumpri-os. Eu sou o SENHOR, que vos santifico” Lv 20.7-8. Leia abaixo alguns textos sobre perfeição de caráter extraídos dos escritos de Ellen White.

Cristo, porém, não nos deu garantia alguma de que é fácil alcançar perfeição de caráter. Não se herda caráter perfeito e nobre. Não o recebemos por acaso. O caráter nobre é ganho por esforço individual mediante os méritos e a graça de Cristo. Deus dá os talentos e as faculdades mentais; nós formamos o caráter. É formado por combates árduos e renhidos com o próprio eu. As tendências herdadas devem ser banidas por um conflito após outro. Devemos esquadrinhar-nos detidamente e não permitir que permaneça traço algum incorreto. MJ, 99.

Os que põem em Cristo a confiança, não devem ficar escravizados por nenhuma tendência ou hábito hereditário, ou cultivado. Em lugar de ficar subjugados em servidão à natureza inferior, devem reger todo apetite e paixão. Deus não nos deixou lutar com o mal em nossa própria, limitada força. Sejam quais forem nossas tendências herdadas ou cultivadas para o erro, podemos vencer, mediante o poder que Ele nos está disposto a comunicar. CSS,440.

Em seu importante trabalho os pais devem pedir e receberão o auxílio divino. Ainda que o caráter, os hábitos e as práticas dos pais tenham sido lançados num molde inferior; mesmo que as lições a eles ministradas na infância e na juventude tenham levado ao desenvolvimento infeliz do caráter, não precisam desesperar-se. O poder convertedor de Deus pode transformar tendências herdadas e cultivadas; pois a religião de Jesus é dignificante. O "nascer de novo" (João 3:7) significa transformação, nova vida em Cristo Jesus. Review and Herald, 13 de abril de 1897.

Deus somente aceitará os que estão decididos a ter um alvo elevado. Coloca cada agente humano sob a obrigação de fazer o melhor. De todos é requerido perfeição moral. Nunca devemos abaixar a norma de justiça com o fim de acomodar à prática do mal, tendências herdadas ou cultivadas. Precisamos compreender que imperfeição de caráter é pecado. Todos os justos atributos de caráter habitam em Deus como um todo perfeito e harmonioso, e todo aquele que aceita a Cristo como Salvador pessoal, tem o privilégio de possuir estes atributos. PJ, 330.

Nenhum comentário: